segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Pra que BUQUE?

Olá Meninas... 

Hoje vim trazer um pouco de história...
Os buques das noivas vem de uma época tão tão distante... verdade... é muito distante mesmo! 


Segundo pesquisa realizado por euzinha aqui que vós escreve, o buque de noiva é um arranjo de flores que a noiva usa como tradição de casamentos. Vale a ressalva que hoje em dia, não é só de flores que são compostos os buques! Masss voltemos a história... 
 Ele pode ser preparado por flores de diversos tipos dependendo da intenção da noiva em seu casamento. Bouquet é uma palavra de origem francesa.
O costume da noiva levar um buquê começou na Grécia Antiga, naquela época eram constituídos por ramos de ervas e alho para atrair bons fluidos e afastar o mau-olhado.No período da Idade Média as noivas faziam o trajeto a pé para a igreja, no qual recebiam flores, ervas e temperos para lhe trazerem sorte e felicidade, formando assim, no final do trajeto, um buquê. Foi na Europa que os arranjos tornaram-se mais sofisticados, com flores exóticas.
Na época Vitoriana, século XIX, era impróprio declarar abertamente seus sentimentos, criou-se então a “Linguagem das Flores” para demonstrar suas intenções sem falar uma palavra sequer. Os buquês passaram a ser escolhidos pelo significado das flores.(Vocês podem conferir algumas flores nesse link). Já na antiga Polônia, acreditava-se que, colocando açúcar no buquê da noiva, seu temperamento se manteria "doce" ao longo do casamento.
Antigamente as noivas confeccionavam dois arranjos. Um era abençoado por um sacerdote e preservado numa redoma de vidro que era exposto na sala de casa ou no quarto. O outro era arremessado para as mulheres solteiras da festa, sendo dessa maneira a próxima a se casar, ritual que é realizado até hoje nas cerimônias.
Com o tempo os Ramos de noivas foram substituídos de ervas por flores e ao final da cerimônia a noiva joga o Buquê. A sabedoria popular possui diversas crenças para quem pegar o buquê onde dizem que será a próxima a casar ou que terá uma vida prospera. Esse habito por sua vez substituiu o outro, pois antes as moças da festa pegavam um pedaço do vestido da noiva para ter sorte!

Essa história toda é bom recapitular... temos opções para que vocês mesmas montem seus buquês... é só acessar aquiaquiaqui e aqui

E ai Meninas Gostaram?!
Então não deixem de se inscrever para receber as nossas novidades! 



3 comentários:

  1. mto legal seu post, nao sabia da historia!!

    beijos
    http://weddinginsummer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiê
    vim conhecer seu blog
    ótimo texto

    eisounoiva.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja muito bem vinda Su...
      Espero poder lhe ajudar! Se precisar de algo é só gritar!

      Bjsbjs

      Excluir