segunda-feira, 31 de março de 2014

Casamento na Igreja Católica Apostólica Romana - processo

Olá Meninas boa tarde!

Qual das noivinhas nunca sonhou em entrar na igreja linda, toda decorada, com seus familiares e seu amado no altar lhe aguardando para o juramento que lhe fará a mulher mais completa e realizada do mundo levanta a mão!!! o/


Então, e é tentando descomplicar um pouco para as noivinhas com esse sonho e que são católicas que estou escrevendo esse post! Sou Católica Apostólica Romana, pois quando bebê fui batizada, fiz catequese quando criança e adolescente a crisma, assim como toda adolescente rebelde fui embora e me afastei, mas agora estou de volta! rsrs



Ano passado meu marido e eu fizemos o ECC (Encontro de Casais com Cristo), um encontro abençoado que tem na igreja católica que depois é seguido de encontros, e enfim é fantástico!
Foi ai que despertamos e decidimos que queríamos casar, viver aquela comunhão... e hoje posso dizer foi a melhor coisa que fizemos! 


Mas descobrimos que casar na Igreja Católica sem preparar-se não é uma boa idéia!
Uma igreja tradicional tem seus próprios processos internos e é isso que a Igreja Católica dificulta um pouco! Toda noivinha depois de tudo acertado precisa procurar a secretária da Igreja pelo menos 6 meses antes da data, pois para as que querem ter a cerimônia na Igreja precisam reservar as datas que não podem coincidir com as datas das festividades da Igreja e para aquelas que querem se casar no salão ou no sítio, precisam primeiro se casar dentro da Igreja para que o padre possa sair para dar a benção!
Sim essa história de que Padre não celebra casamento fora da Igreja é balela ele vai sim!!! 

Mas antes durante a uma Santa Missa ele precisa celebrar o sacramento do matrimônio dentro da própria Igreja e depois ele vai até o local da sua escolha para dar a benção! 




Porém é preciso preparar os documentos!
E pagar as taxas!

O curso de noivos é ministrados nas paróquias e tem a taxa de R$60,00, e devem ser apresentados as cópias dos RG's dos noivos!
Depois de feito o cursinho, é necessário pegar um batistério (comprovante de batismo) com uma validade inferior a 6 meses na Igreja onde você foi batizado! Não é necessário ter crisma ou catequese para o casamento, porém é importante entender que assim como em qualquer outra Igreja o casamento na religião serve para todo aquele que quer em comunhão com Deus estar! Então faça um esforcinho! rsrs 


Bastistérios na mão, ai você vai precisar de uma cópia dos Rg's de um casal de "Testemunhas" (padrinhos) para cada um dos noivos e novamente o Rg dos noivos seguidos do comprovante de residência dos mesmos, no momento da entrega desses documentos também será pago a taxa no valor de R$160,00, para as despesas das papeladas! 


Lembrando meninas que esse é o procedimento simples para noivas que querem se casar nas paróquias/capelas próximas as suas casas, mas se você tem aquele desejo de casar nas "Grandes Igrejas" é melhor se informar com a secretária da mesma antes! Pois os valores das taxas mudam de acordo com a região e procura das igrejas!

Espero ter ajudado a vocês!
Pois aprender na prática foi bem difícil! 

E ai Meninas gostaram?!
Então não deixem de se inscrever para receber as nossas novidades!
Surgiu alguma dúvida sobre qualquer post, precisa de dica manda um e-mail para falecomajacq@gmail.com ficarei feliz em poder ajudar!



2 comentários:

  1. Me ajudou muito!!! Não sabia que dava para o padre dar a bênção fora da igreja, com o matrimônio realizado em uma missa... Obrigada pelo post!
    bjs

    http://sonhosdenoivinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Flavinha... Tive que aprender tudo na prática, se antecipe já vá na sua paróquia conversar com o Padre responsável!

      Se precisar de qualquer coisa, entra em contato com a gente!

      bjbj

      Excluir